Quero deixar de fumar, help!!

Olá olá!!!

Com este blog sempre quisemos abordar os principais pilares da medicina de estilo de vida, e apesar de nos focarmos muitas das vezes na alimentação, não poderíamos deixar de falar de outros assuntos igualmente importantes para terem um estilo de vida saudável como é o caso da cessação tabágica.

Há fumadores por aí? Gostavam de deixar de fumar mas não sabem como o fazer?

Nunca é demasiado tarde para se parar de fumar, existem sempre benefícios e quanto mais cedo melhor. Existem apoios tanto comportamentais como farmacológicos, no entanto nenhum deles será eficaz se não estiveres motivado para tal. Sim, o primeiro passo é terem vontade de parar que depois tudo se consegue, uns mais rápido que outros, mas acreditamos que com força de vontade tudo é possível.

O tabaco para além de conter mais de 40 carcinogéneos conhecidos contém também nicotina que é a substância responsável pela dependência física do tabaco. Quando os níveis de nicotina no organismo baixam podem surgir sintomas como irritabilidade, ansiedade, insónias e aumento do apetite que levam a pessoa a voltar a fumar. A nicotina leva também à estimulação de recetores cerebrais relacionados com o prazer, funcionado como um mecanismo de recompensa que é responsável pela a adição ao tabaco.

Como avaliar o grau de dependência de nicotina?

Existem ferramentas que nos ajudam a calcular a dependência de nicotina, como a que se segue.

Mais do que 6 pontos – Muito dependente

Normalmente quando existe uma grande dependência o primeiro cigarro é fumado nos primeiros 30 minutos após acordar e são fumados mais de 20 cigarros por dia.

Quais são os benefícios de parar de fumar?

Curto/médio prazo:

– Passadas 8 horas os níveis de monóxido de carbono no sangue baixam e aumentam os níveis de oxigénio;

–  72h após parares de fumar a capacidade pulmonar melhora com uma melhoria na capacidade respiratória;

– O teu paladar pelos alimentos vai melhorar;

– A tua roupa e casa vão deixar de cheirar a tabaco;

– Melhoria progressiva da tosse matinal típica dos fumadores;

– Deixarás de ter hálito a tabaco;

– A tua pele vai ficar muito mais bonita e saudável;

– Vais sentir-te com mais energia;

– Pouparás muito dinheiro, dinheiro esse que poderás usar noutras atividades que gostes.

Médio/Longo prazo:

– Diminuição do risco de cancro (cancro do pulmão reduz 50% em comparação com os não fumadores ao fim de 10 anos de abstinência), doenças cardiovasculares (menos 50% risco ao fim de 1 ano de abstinência e ao fim de 15 anos o risco é igual ao de um não fumador) e doenças respiratórias crónicas;

– Melhor saúde oral;

– Diminuição da probabilidade de infeções respiratórias;

– Diminuição do risco de morte prematura;

Entre muitas outras..

Como fazer para deixar de fumar?

É muito importante que arranjes motivação para deixar de fumar, e provavelmente vais precisar de apoio da tua família e amigos. É essencial também que vás tendo consciência das tuas rotinas para que seja mais fácil de identificares por exemplo os momentos que te dão mais vontade de fumar para que possas adotar medidas para que não sintas tanta vontade. Por exemplo, se gostas de fumar após o café, se evitares beber café não irás sentir essa vontade. Atenção que isto são estratégias provisórias, depois de alterarmos as rotinas, poderás voltar a tomar o teu café normalmente mas já não irás sentir a necessidade fumar depois.

Para além da dependência física existe uma dependência comportamental, há mesmo pessoas que nem têm grande dependência de nicotina mas têm uma grande dependência comportamental, como ter a mão ocupada com o cigarro, fumar socialmente, e etc.

Para além das estratégias ao nível do comportamento existem medicamentos muito eficazes que podem ajudar neste processo. Aconselhamos que vão a uma consulta de cessação tabágica que podem encontrar em alguns centros de saúde por exemplo.

No próximo post iremos falar de alguns passos que te podem ajudar nesta etapa.

Esperamos que este seja um tema do vosso interesse, vão partilhando connosco a vossa experiência!!

Beijinhos

Bibliografia:

15 passos para deixar de fumar – Direção Geral de Saúde

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