Correr por boas causas

Hoje é dia de falarmos sobre um dos pilares de um estilo de vida saudável- a atividade física! Neste post, queremos dar-vos a conhecer as recomendações  gerais de atividade físca (de acordo com os vários grupos etários) e partilhar algumas dicas simples.

Em primeiro lugar, gostávamos de esclarecer os conceitos: atividade física, exercício físico e desporto.

  • Atividade física: qualquer movimento realizado pela musculatura esquelética do corpo (os principais músculos), que resulte num gasto energético acima dos valores de repouso (ex: caminhar, limpar a casa, jardinagem…).
  • Exercício físico: toda a prática consciente de atividade física, realizada com um objetivo específico (ex: melhorar a saúde) e bem delineada no tempo, com ou sem prescrição.
  • Desporto: associa-se ao jogo e à competição, correspondendo ao sistema organizado de movimentos e técnicas corporais executados no contexto de atividades competitivas regulamentadas.

De uma forma simplificada, podemos avaliar a intensidade da atividade física da seguinte forma:

  • Atividades físicas moderadas – “Consegue falar, mas não cantar”. 
    • Exemplo: caminhar rapidamente.
  • Atividades físicas vigorosas–  “Não consegue cantar nem falar”.
    • Exemplo: Corrida, aulas de grupo de alta intensidade.

Quais são então as recomendações de atividade física dadas pela Direção Geral de Saúde (DGS)?

  • Crianças <5 anos:
    • > 3horas de atividades físicas ao longo do dia.
  • Crianças >5 anos e adolesentes:
    • >60 minutos de atividade física moderada a vigorosa por dia, que devem incluir 20 a 30 min de atividades que solicitem o sistema músculo esquelético  (ex: saltar, correr).
  • Adultos:
    • >150 minutos de atividade física moderada por semana ou >75minutos de atividade física vigorosa por semana (ou uma combinação equivalente).
  • Grávida:
    • >150 minutos de atividade física moderada por semana

Não costuma praticar exercício de forma regular? Não sabe por onde começar? Aqui ficam algumas dicas!

  1. Comece com exercícios mais ligeiros e vá aumentando a intensidade e frequência da atividade física gradualmente
  2. Faça exercícios ou atividades que goste, o que importa é mantermo-nos ativos
  3. Desafie um amigo de forma a que se possam motivar mutuamente- por exemplo, se quiser pôr a conversa em dia com alguém, experimente fazê-lo a dar uma caminhada (em vez que ficar sentado)
  4. Evite passar muito tempo sentado e intercale esse tempo com breves caminhadas ou alongamentos (ex: no seu local de trabalho ou a ver televisão)
  5. Opte sempre pelas escadas (se forem muitos andares, pode experimentar ir parte do percurso pelas escadas e o resto de elevador, por exemplo)
  6. Para curtas distâncias, evite o carro e vá a pé ou de bicicleta
  7. Se usar transportes públicos, saia numa paragem antes e aproveite para fazer uma caminhada
  8. Se usar o carro para ir para o trabalho, experimente estacionar o carro um pouco mais longe e fazer esse trajeto final a pé
  9. Brinque com os seus filhos/netos
  10. Faça caminhadas no jardim/parque mais próximo de sua casa
  11. Não abdique de atividades domésticas que exijam um maior dispêndio energético (ex: limpar vidros, jardinagem)
  12. Tente guardar sempre cerca de 30 minutos diários para a prática de exercício físico

Por fim, aproveitamos este post para divulgar a corrida Saúde + Solidária que decorrerá no dia 28 de Abril de 2019. Esta corrida é uma atividade sem fins lucrativos desenvolvida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) que tem como objetivo a criação de laços entre a promoção da saúde e a vertente solidária. Todos os lucros revertem a favor de 4 associações: Associação Pais 21, Instituto de Medicina Molecular, Associação de Intervenção Comunitária CRESCER e a Associação de Atividade Motora Adaptada (A.A.M.A). O evento inclui 4 provas distintas: a caminhada de 5 Km e 3 provas de corrida, 5 km, 10 km e 15 km. 

Nós vamos participar, e tu?

Para mais informações e inscrições: https://www.corridasaudesolidaria.com

Partilhem connosco quais as vossas dicas para se manterem ativos, gostamos de receber o vosso feedback.

Um beijinho,

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