Stress? Algumas dicas

Olá a todos!!

Hoje falamos sobre stress…possivelmente, um dos maiores problemas das sociedades modernas! Actualmente, vivemos num mundo em que parece que tudo tem de ser feito na perfeição e no “timing” certo. Vivemos obcecados em estar no nosso melhor a toda a hora e esquecemo-nos de parar para relaxar e dedicar um tempinho a nós próprios.

O stress na sua forma aguda (por exemplo em resposta a uma situação perigosa), limitada no tempo e que nos leva a reagir no momento, é indispensável à nossa vida e não tem grandes riscos para a saúde a longo prazo. Pelo contrário, quando é crónico, pode ser responsável por uma variedade de patologias devido à exposição prolongada a elevados níveis de cortisol ( a ” hormona do stress ” ).

Em posts futuros, pretendemos abordar este tema com maior detalhe. Hoje, gostávamos de partilhar algumas medidas simples que te podem ajudar a gerir algumas situações mais stressantes no teu dia a dia.

O que posso então fazer para reduzir os meus níveis de stress?

1- Praticar exercício fisico regularmente

-O exercício físco, para além de nos distrair de eventuais fatores causadores de stress, é capaz de contrabalançar o aumento da pressão arterial e risco cardiovascular causado pelo stress.

 – Combinar exercícios aérobios com anaeróbios

 – Começar lentamente e ir aumentado a intensidade gradualmente

 – Optar por atividades que gostem mais e que sejam desafiantes

Se estás a começar agora, começa com 10 minutos de exercício físico 3 vezes por semana e vai aumentando gradualmente para sessões de 30 minutos.

2- Praticar yoga/ tai chi/meditação

-Através da respiração, alongamentos e relaxamento muscular propocionam momentos de descontração com benefícios a longo prazo.

3-  Planear e definir prioridades

Quantas vezes damos por nós a querer fazer tudo ao mesmo tempo e a desejar que o dia tivesse mais do que 24 horas? Definir quais são os nossos objetivos, quais as tarefas que temos de realizar organizando-as por ordem de prioridade pode ajudar-nos a gerir melhor o nosso tempo e a reduzir o stress associado.  Faz uma lista e organiza o teu dia!

 4- Manter um círculo de amigos 

Não deixes que a falta de tempo te afaste das pessoas que mais gostas. Guarda na tua agenda momentos para fazer coisas que gostas com os teus amigos, nem que seja só uma vez por semana.

5- Manter uma boa higiene de sono

-Dorme cerca de 7 a 9 horas sempre que possivel. Uma boa noite de sono vai manter-te com muito mais energia e boa disposição.

6- Ouvir música

-Ouvir uma música de que se goste pode ser uma óptima ferramenta para redução de stress.

7-  Guardar tempo todos os dias para uma atividade de que se goste

-Mantermos os nossos hobbies deixa-nos mais felizes e menos stressados. Nem sempre vamos ter o tempo que desejamos para o fazer mas às vezes bastam alguns minutos a fazer algo que gostamos para fazer a diferença no nosso dia.

8- Parar, respirar fundo e tentar ver a situação de fora

-Quando estiveres a passar por uma situação mais stressante evita reagir sem pensar. Conta até 10, respira fundo duas ou três vezes e só então reage. 

9- “Partir” o problema em várias partes

-Em vez de tentares resolver tudo de uma vez, tenta solucionar o problema por etapas, tudo a seu tempo.

Naturalmente, sabemos que é impossível eliminar por completo o stress das nossas vidas. No entanto, algumas mudanças no nosso estilo de vida podem ajudar-nos a reduzir significativamente o seu impacto. Experimenta!

Bibliografia: 

“Lower stress: How does stress affect the body”. Site: American Heart Association

“ 3 tips to manage stress”. Site: American Hearth Association

“ Stress” – Site:  University of Maryland Medical Center

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