Uma boa noite de Sono

Sabemos bem que precisamos de dormir. Contudo, na sociedade atual o sono é muitas vezes encarado como um luxo e não como uma prioridade.

Certamente, já todos experienciámos alguns dos efeitos da privação de sono, mas sabe verdadeiramente o que acontece a longo prazo?

Neste post, abordamos a importância de um sono de qualidade e as consequências da privação de sono.

Sabia que…. pelo menos um terço das nossas vidas é passado a dormir?

O sono é uma necessidade natural básica. Quando é reparador ou de qualidade repara e dá energia: faz com que se sinta desperto e ativo durante todo o dia.

A duração, profundidade e continuidade do sono influenciam a sua qualidade.

O sono pode ser prejudicado por maus hábitos de sono ou por perturbações do sono (ex: insónia, apneia obstrutiva do sono). As perturbações do sono não são raras e podem causar problemas sérios se não tratadas. 

Por outro lado, a higiene do sono diz respeito aos bons hábitos que qualquer pessoa pode adotar para aumentar a qualidade do seu sono.

Porque é importante dormir?

Sabemos que um sono de qualidade é essencial para a recuperação física e mental de qualquer pessoa, possibilitando um melhor funcionamento do dia-a-dia e qualidade de vida. Nas crianças, um sono reparador melhora o seu bem-estar geral e desenvolvimento.

No entanto, dormir bem não só é fundamental para a recuperação de energia, como também para a aprendizagem, memória, função imunitária (por ex: defesa às infeções), metabolismo, várias funções hormonais (ex: produção da hormona de crescimento) e outras funções vitais.

Como provavelmente já reparou, é mais difícil assimilar novas informações após uma noite de sono inadequado. Porém, sabe-se também que é igualmente importante ter uma boa noite de sono depois de aprender coisas novas, de forma a conseguir processar e reter melhor essa informação.

 Quais são as consequências de não dormir bem?

Infelizmente, hoje em dia a maioria das pessoas não dorme o suficiente. Contudo, não dormir adequadamente acarreta consequências tanto a curto como a longo prazo.

  • A curto prazo, pode levar a:
    • Variabilidade do humor, irritabilidade
    • Alterações do comportamento (hiperatividade/agressividade)
    • Diminuição da capacidade de aprendizagem, dificuldades na memória e atenção
    • Aumento do risco de acidentes
    • Aumento dos comportamentos de risco – particularmente em adolescentes
  • A longo prazo, a privação crónica de sono pode levar a:
    • Aumento de peso e Obesidade
    • Diabetes
    • Hipertensão Arterial
    • Doença cardíaca
    • Acidente vascular cerebral– (AVC)
    • Enfraquecimento do sistema imune
    • Alguns tipos de cancro
    • Depressão
    • Ansiedade
    • Psicose

Assim, o défice de sono pode reduzir a produtividade, eficiência no trabalho e qualidade de vida no geral. Em suma, prejudica a nossa saúde, segurança e longevidade.

Portanto se puder, faça um pouco mais por si – priorize e cuide do seu sono.

Quer saber como? Fique atento, na próxima semana continuaremos no mesmo tema, partilhando algumas dicas que o podem ajudar a dormir melhor. 🙂

BIBLIOGRAFIA:


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